Suas axilas suam muito o dia todo? Tenha cuidado, pois isso pode ser fedoridrose. Esse problema atinge tanto homens quanto mulheres, causando desconforto devido ao odor desagradável característico da doença.

O que é bromidrose?

A bromidrose é um odor desagradável, principalmente nas axilas, virilha e pés. A presença de bactérias e fungos produz uma substância com odor muito forte e desagradável.

“O paciente reclamou que suas roupas tinham um cheiro forte porque era socialmente desconfortável e prejudicava sua qualidade de vida. Portanto, era uma doença que precisava de tratamento”, relata a dermatologista.

É um problema comum, e a academia é onde é mais provável que esse mau odor ocorra por causa de muito suor. O gerente de operações José revelou que fazia barulho na academia e sua camisa estava molhada de suor enquanto praticava vôlei no sol da manhã.

Porém, preocupado com o mau cheiro, foi para a academia com uma sacola contendo uma toalha, roupas extras e produtos para limpá-lo no banho. “A higiene é essencial, especialmente em um ambiente compartilhado com outras pessoas”, disse ele.

Para os especialistas, a principal causa desse problema é a presença de bactérias e fungos que não estão presentes no microbioma normal e na pele normal, que acabam levando a algum desequilíbrio na pele, habitando essas áreas e produzindo odores desagradáveis.

É preciso ficar atento a situações favoráveis ​​ao problema, como ambientes quentes e úmidos, que favorecem a proliferação dessas bactérias e fungos, resultando em substâncias com odores fortes e desagradáveis.

Para evitar odores desagradáveis, basta desenvolver alguns hábitos simples, como, por exemplo, “usar roupas leves, calças e camisas folgadas; tomar banho com mais frequência, duas a três vezes ao dia para problemas de higiene; um desodorante da substância. Isso evitará a doença se manifeste”, descreve o dermatologista.

A higiene também é muito importante, principalmente nos homens, onde a doença é mais comum devido aos níveis hormonais mais elevados neste sexo. Este hormônio estimula as glândulas sudoríparas a produzir mais suor.

O tratamento da disidrose é baseado em antifúngicos e antibióticos. Produtos tratados e prontos estão disponíveis no mercado, geralmente em forma de spray para imitar desodorantes, mas também estão disponíveis loções e cremes.

Outros problemas associados à Odoridrose

Vale lembrar que esse cheiro desagradável costuma estar associado a outro problema. “É uma doença que pode aparecer sozinha, mas está associada à hiperidrose, que é a transpiração excessiva. Os pacientes são barulhentos, às vezes nas mãos, pés e axilas. A maioria deles tem mau cheiro. O cheiro também produz mais suor”.

Nesse caso, a hiperidrose também precisa ser tratada, e o paciente só melhorará se a produção excessiva de suor for controlada. “Pode ser tratado com Botox e produtos que suprimem a transpiração excessiva”, enfatiza a dermatologista.

Os fatores psicológicos também são importantes, pois quando os pacientes estão muito ansiosos ou estressados, eles começam a produzir mais suor, o que acaba sendo associado a maus odores. Portanto, ambas as doenças devem ser tratadas.