O processo de sudorese ocorre quando o corpo precisa reequilibrar sua temperatura interna, mantendo-a em torno de 36ºC. Para fazer isso, ele acumula umidade sob a pele, “roubando” o excesso de calor e dissipando-o através do suor, que depois evapora.

Esse mecanismo é natural e vital para manter o equilíbrio corporal, mas, quando exagerado, pode ser desconfortável e constrangedor para muitos. Portanto, embora não seja viável (ou saudável) parar de suar completamente, isso pode ser reduzido a um nível confortável para você.

Para isso, é necessário entender quais fatores contribuem para a transpiração e como alterá-los a seu favor.

Por que suamos e como controlá-lo?

Calor

O aumento da temperatura ambiente faz com que o corpo aqueça e sue de acordo. O uso de fibras sintéticas – como poliéster, viscose e nylon – pode piorar a situação porque sufocam a pele e não absorvem o suor.

Opte por roupas 100% algodão (incluindo roupas íntimas) que sejam um pouco mais folgadas para permitir que sua pele respire.

Estresse e ansiedade

A adrenalina, um hormônio liberado durante emoções fortes, é um dos hormônios que causa o aumento da produção de suor. É por isso que muitas pessoas suam muito em público ou em um primeiro encontro.

Um dos truques é fazer exercícios respiratórios quando perceber que a ansiedade está tomando conta: mantenha a coluna reta e inclinada, pés afastados e apoiados no chão, olhos fechados. Tente se concentrar no ar que entra e sai de seus pulmões, preste atenção à sua frequência cardíaca e como seu corpo se sente.

Atividades físicas

Em sua vida diária, quando você se sentir desconfortável com a transpiração, tente minimizar o esforço físico. Por exemplo, no trabalho, prefira almoçar em um restaurante próximo ou quando o sol estiver baixo.

Comida quente

Alimentos como pimenta, canela, gengibre e cafeína são alguns dos ingredientes que aceleram o metabolismo do corpo, causando sudorese. O álcool, que atua como vasodilatador, também pode causar isso.

Você não precisa abrir mão deles, mas é importante comê-los na hora certa para evitar desconforto.

Uso indevido de desodorante

Muitas vezes, a transpiração excessiva e odores desagradáveis ​​podem ser resultado da escolha errada do desodorante. Portanto, é necessário levar em consideração as características da sua pele e as predisposições genéticas.

Para pessoas com axilas mais suadas, o antitranspirante ideal é aquele que oferece proteção duradoura sem agredir a pele como o antitranspirante Suvo.