Mulheres e adolescentes normalmente apresentam sudorese excessiva nas palmas das mãos. Essa condição é chamada de hiperidrose palmar e ocorre quando as glândulas sudoríparas produzem suor em excesso. Na maioria dos casos, a hiperidrose palmar tende a cessar espontaneamente quando o indivíduo atinge a adolescência ou a idade adulta.
Algumas pessoas apresentam sudorese excessiva nas palmas das mãos, também conhecida como hiperidrose palmar; esta condição é mais comum em mulheres do que homens durante a adolescência. No entanto, algumas pessoas com sudorese nas palmas das mãos podem viver com a condição por toda a vida. Esse tipo de transpiração excessiva é causado por uma glândula sudorípara hiperativa e resulta em produção adicional de suor nas palmas das mãos.
Curas eficazes para a transpiração excessiva requerem a ajuda de um profissional médico, como um dermatologista ou cirurgião plástico. Alternativas aos procedimentos cirúrgicos incluem o uso de sais de alumínio, talco ou lenços para camuflar o suor. Alternativamente, os pacientes podem usar oxibutinina, que é um medicamento usado para tratar os sintomas da doença de Parkinson; ou podem fazer cirurgia de simpatectomia. Este é o único método que fornece resultados definitivos e permanentes.
A principal causa da transpiração excessiva nas palmas das mãos é o estresse.
Pessoas com causas hereditárias de sudorese excessiva nas mãos podem experimentar a condição em diferentes situações. Isso pode variar de uma entrevista de emprego a uma apresentação no palco ou quando estiver ansioso, com medo ou com calor. Se alguém transpira excessivamente em situações estressantes, tensas ou nervosas, isso pode indicar que tem uma condição genética transmitida através de sua linhagem familiar.
Como deve ser chamado o tratamento?
É muito desconfortável ter hiperidrose, que é a produção excessiva de suor. Tratar essa condição o quanto antes evita o isolamento social e o constrangimento. Vários tratamentos estão disponíveis para ajudar as pessoas com esse problema.
Os produtos antitranspirantes reduzem a transpiração excessiva.
Antitranspirantes com sais de alumínio são uma boa alternativa ao pó de talco ou lenços quando se busca melhorar a aderência e o disfarce. Esses antitranspirantes reduzem ou evitam o suor das glândulas à tarde. Produtos como Rexona Clinical, Perspirex, Nivea Dry Impact e DAP contêm sais de alumínio.
Tentar esconder as mãos úmidas com luvas ou outra cobertura protetora é um erro. O calor adicional associado a esse aumento torna a transpiração ainda mais perceptível.
A iontoforese envolve a administração de pequenas quantidades de uma solução através da iontoforese.
Agentes ionizados podem ser aplicados na pele através do uso de uma corrente elétrica. Esse método acelera a absorção desses produtos químicos na pele, o que reduz gradualmente a transpiração no local onde foi aplicado. Geralmente são necessários tratamentos diários por cerca de 10 a 15 minutos. Depois disso, os pacientes geralmente mudam para tratamentos quinzenais ou mensais.
É importante consultar um profissional ao realizar a iontoforese em casa, pois isso pode causar irritação, ressecamento e bolhas na pele. É possível fazer isso em casa, mas é recomendável consultar um profissional primeiro.
Tratamentos regulares com iontoforese não garantem um resultado positivo; apenas um tratamento consistente pode produzir resultados reais.
A antitoxina contra a toxina botulínica vem na forma de um pó.
Botox é uma substância que pode ser aplicada na pele para bloquear a produção de suor pelas glândulas sudoríparas. Também pode ser usado para reduzir temporariamente a transpiração, mas esse uso é desconfortável para a pessoa tratada com ele. Entenda o que é botox e por que é usado para tratar condições como transpiração excessiva.
medicamentos estão incluídos na lista de suprimentos necessários para se manter vivo.
Tomar medicamentos anticolinérgicos como oxibutinina e glicopirrolato diariamente é recomendado pelos profissionais médicos. Esses medicamentos reduzem o suor e causam efeitos colaterais como boca e olhos secos.
Algumas drogas anticolinérgicas têm efeitos colaterais mínimos; outros têm efeitos colaterais significativos. Um exemplo de um efeito colateral significativo é a tontura. Além disso, os medicamentos anticolinérgicos podem causar os efeitos colaterais da boca seca, dificuldade para urinar e outros problemas.
A cirurgia envolve a remoção de partes indesejadas do corpo.
As pessoas podem reduzir a transpiração através de cirurgia cortando os nervos que fazem com que as glândulas sudoríparas produzam excesso de umidade. Isso é chamado de simpatectomia e é usado para controlar o suor excessivo das mãos. Aprender mais sobre esse procedimento cirúrgico pode ajudá-lo a entender melhor como ele funciona.
A simpatectomia pode causar efeitos colaterais como hiperidrose compensatória, que é a produção excessiva de suor em locais onde a sudorese não era originalmente excessiva. Alternativamente, pode resultar em mãos secas; neste caso, os dermatologistas recomendam aos pacientes sistetomizados o uso de cremes hidratantes. Independentemente do efeito que os pacientes experimentam, os pacientes sistetomizados precisam considerar tratamentos alternativos para sua hiperidrose.
Aliás, como evitar mãos úmidas.
É comum que as pessoas experimentem pouca transpiração nas palmas das mãos e nas axilas. Isso se deve à resposta natural do corpo ao calor ou ao estresse. É melhor tomar medidas para reduzir isso lavando frequentemente as mãos com água e sabão. Além disso, é recomendável levar materiais como lenços ou gel antibacteriano que podem ser usados para secar as palmas das mãos limpas.
Praticar ioga, acupuntura ou aromaterapia pode reduzir o estresse e ajudar os usuários a suar menos. Existem muitos remédios naturais para reduzir a transpiração, como o chá de sálvia.