O suor é uma substância constituída por água (99%) e pequenas quantidades de sais minerais (1%), principalmente cloreto de sódio e ureia. Outras substâncias no sangue podem estar presentes no suor, como cálcio, magnésio, potássio, zinco e ferro. Estes, no entanto, são geralmente em concentrações muito baixas.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o suor não é uma fonte de eliminação de toxinas e não é usado para remover poluentes do corpo. Passar um tempo em uma sauna pode ser relaxante, mas não fará com que você elimine nada em quantidades significativas além de água e sal.

O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas, que se localizam nas camadas mais internas da pele (a derme), comunicando-se com a camada mais superficial (epiderme) através de microcanais que levam aos poros da nossa pele, como você pode ver. veja a foto ao lado.

O suor tem a função primordial de regular a temperatura do nosso corpo. A produção de suor pelas glândulas sudoríparas é controlada pelo sistema nervoso central, nomeadamente pelo hipotálamo, onde se localizam os neurónios termossensíveis. Para entender melhor como o cérebro controla a temperatura do nosso corpo.

O sistema nervoso também pode estimular a transpiração em momentos de estresse emocional. Normalmente, a transpiração nesses casos é restrita a certas áreas do corpo, como mãos, pés, axilas e cabeça.