Os desodorantes antitranspirantes são vendidos em farmácias e supermercados e geralmente são vendidos em forma de roll-on, creme ou aerossol. Esses produtos contêm sais metálicos, geralmente alumínio, que obstruem os poros das glândulas sudoríparas da pele. Contém sal. Estes produtos são adequados apenas para hiperidrose leve.
Se os antitranspirantes comuns não funcionarem, existem soluções mais eficazes, como o cloreto de alumínio hexahidratado em concentrações de 10% a 30% para uso nas mãos, pés e axilas. Os resultados geralmente são vistos dentro de uma semana.
Medicamento
Os anticolinérgicos são um grupo de medicamentos que funcionam bloqueando os neurotransmissores que estimulam as glândulas sudoríparas a produzir suor. Atualmente, é pouco utilizado devido aos seus grandes efeitos colaterais e baixa eficácia. Glicopirrolato (60% de eficácia) e oxibutinina (50% de eficácia) são os mais comumente usados.
Para pessoas com hiperidrose associada ao estresse emocional, medicamentos ansiolíticos, como propranolol e diazepam, podem aliviar os sintomas.
Iontoforese
A iontoforese é usada para tratar a hiperidrose palmar (mãos) e a hiperidrose plantar (pés). O tratamento consiste no bloqueio temporário das glândulas sudoríparas por meio de leves descargas em reservatórios de água. Os tratamentos duram cerca de 30 minutos, geralmente são administrados em dias alternados e têm uma taxa de sucesso superior a 85%. Os resultados são temporários e requerem tratamentos repetidos.
Os efeitos colaterais mais comuns são irritação e pele seca. O aparelho está disponível para compra e, com treinamento adequado, os pacientes podem usá-lo em casa.
Aplicação de toxina botulínica
A toxina botulínica, vendida sob a marca Botox, funciona bloqueando os neurônios que estimulam a função das glândulas sudoríparas quando aplicado em áreas que suam excessivamente, reduzindo temporariamente a transpiração nessas áreas.
A toxina botulínica pode ser usada nas mãos, pés, axilas e rosto com alta taxa de sucesso e resultados que duram semanas.
A desvantagem das injeções de Botox é a picada da agulha, que requer um médico treinado para evitar complicações como fraqueza muscular.
Pirólise de microondas
O tratamento é feito com um aparelho que emite micro-ondas que podem destruir as glândulas sudoríparas. O tratamento é geralmente duas ou três sessões de 30 minutos com 3 meses de intervalo. A taxa de sucesso é de 80% a 90%.
O efeito colateral mais comum da pirólise é o desconforto da pele no local da aplicação, que pode durar até cerca de um mês.
A principal desvantagem da pirólise é seu alto custo atual.
Cirurgia
Se todos os tratamentos acima falharem, a cirurgia pode ser uma opção.
Existem dois tipos de cirurgia usados para tratar a hiperidrose. Uma delas é a curetagem das axilas ou lipoaspiração para remover as glândulas sudoríparas.
Outra opção é a simpatectomia torácica endoscópica (STE). Esta é uma grande cirurgia que envolve a remoção dos nervos da medula espinhal no nível do peito que suprem as glândulas sudoríparas nas axilas, mãos e rosto.
O STE é a última opção, pois é um procedimento mais arriscado e complexo e é realizado sob anestesia geral.
Nesta forma de cirurgia, um endoscópio é inserido no tórax através da axila. Um pulmão é esvaziado para que o endoscópio possa alcançar a coluna mais facilmente. Este procedimento é realizado primeiro de um lado e depois do outro.
Embora seja um procedimento de grande sucesso, o STE tem efeitos colaterais comuns e inconvenientes. Sudorese compensatória.
Os efeitos colaterais incluem sudorese profusa e excessiva em outras partes do corpo, especialmente nas costas, abdômen e pernas, pois a sudorese pode ser tão ruim ou pior do que a sudorese original que levou à cirurgia. , que é um efeito colateral importante. que pode causar muitas reclamações.
Portanto, a simpatectomia torácica endoscópica raramente é necessária neste momento.